REALIZE OS SEUS SONHOS FAZENDO UM PLANEJAMENTO FINANCEIRO

Posted By Pedro on jun 12, 2018 | 0 comments


Se você está pensando em comprar uma casa, investir em um carro novo ou até mesmo programando uma maravilhosa viagem em família, é importante, antes de mais nada, fazer um bom planejamento financeiro a longo prazo.

Desta forma, você consegue realizar os seus sonhos e ainda mantém as suas contas bem organizadas.

Portanto, no artigo de hoje trouxemos algumas dicas de como você pode colocar em prática esse planejamento para os próximos anos de maneira eficaz e robusta.

A importância do planejamento financeiro

 

  • Tenha suas finanças bem claras no papel

 

Para a realização de qualquer objetivo é importante que você verifique os recursos financeiros que possui disponível para tal.

Controlar o seu próprio orçamento irá evitar que você adquira dívidas, pois este controle permitirá que você acompanhe tudo o que entra e sai do seu bolso.

A utilização de planilhas, agendas ou outras ferramentas disponíveis poderão te ajudar a entender os seus gastos e a evitar em cair em armadilhas e tentações capazes de comprometer sua saúde financeira.

 

  • Escolha uma profissão capaz de garantir conforto financeiro

 

Por incrível que pareça, o seu planejamento financeiro a longo prazo pode iniciar antes mesmo de você começar a faculdade ou um curso técnico.

Ao escolher seu curso de graduação, por exemplo, você pode considerar optar por um que garanta uma boa estabilidade financeira para sobreviver no futuro.

Contudo, caso já tenha uma profissão, é interessante pensar em como poderá expandir e se especializar para garantir uma carreira próspera e segura.

 

  • Quitar dívidas te ajudará no planejamento financeiro a longo prazo

 

Sempre fuja das armadilhas do cartão de crédito! Agora, se é tarde demais para isso, a saída é incluir no seu planejamento financeiro a longo prazo o pagamento dessa dívida. Ou pelo menos tratar de evitar que ela aumente de forma exponencial.

Lembre-se da importância de pensar em longo prazo. Se a situação financeira atual está difícil, você não precisa quitar todo o seu débito, porém, tenha em mente que quanto maior a dívida, mais difícil de chegar aos seus objetivos.

Isso porque dever para o cartão de crédito fará com que você acumule juros com taxas altíssimas. Cada mês que você deixa de pagar, mais a dívida aumenta. É possível que ela até dobre em pouco tempo. E outro problema bem grave é que você passa a ter o nome sujo, e isso dificulta muito a prosperidade financeira.

 

  • Esteja preparado para emergências financeiras

 

Estar sempre preparado para emergências financeiras é muito importante. Ter um fundo de reserva guardado em aplicações seguras poderá te ajudar a não precisar recorrer a empréstimos caso aconteça alguma emergência (quebra de eletrodomésticos, doenças, conserto do carro, nascimento de um filho, etc.).

Ao se preparar financeiramente para os seus próximos anos, você deve reservar parte do seu salário para guardar na sua reserva de emergência. Seja persistente. Nunca se sabe quando será necessário recorrer a este fundo.

 

  • Aposte em investimentos seguros

 

Apesar da Poupança ser a aplicação financeira mais tradicional do Brasil, infelizmente ela não é um investimento rentável.

Existem diversas outras opções de investimentos de baixo risco e com rentabilidades muito mais elevadas, como por exemplo: aplicações em títulos públicos, LCI ou CDB.

Se você ainda não é um investidor experiente, comece a estudar sobre o tema. Nossa sugestão é uma visita ao site “Bons Investimentos”, um portal de educação financeira com diversos artigos para pessoas leigas no assunto.

 

  • Use seu dinheiro com responsabilidade

 

Ao definir um planejamento financeiro talvez a principal noção a ser praticada seja relacionada à necessidade do uso consciente do dinheiro. Se você ficar gastando seus recursos sem pensar, todo o seu esforço não terá validade.

De nada adianta poupar por um curto período de tempo se você não estiver consciente que uma emergência possa acontecer, por exemplo. Então, revise constantemente todos os pontos listados nesta matéria e tente refletir se você está caminho rumo ao sucesso financeiro.

Se este artigo te ajudou a iniciar o seu planejamento financeiro, que tal compartilhar no Facebook e ajudar outras pessoas?

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *