Produtividade


Como ser um melhor desenvolvedor PHP

Como ser um melhor desenvolvedor PHP


Posted By on ago 13, 2018

O PHP é, provavelmente, a mais popular linguagem de desenvolvimento Web do momento. Estima-se que aproximadamente 20 milhões de websites usam a linguagem PHP, seja em sistemas ou em sites institucionais.

PHP é a linguagem utilizada em grandes portais como a Wikipédia, Facebook, bem como em alguns dos maiores projetos open source como o WordPress e Drupal.

As vantagens de ser um desenvolvedor PHP são amplas: a principal delas é a oportunidade crescente de vagas para programadores no mercado. Além disso, desenvolvedores tem mais flexibilidade para utilizar frameworks que auxiliam na criação dos mais variados tipos de sistema.

Neste artigo, vou compartilhar algumas dicas que irão melhorar seus sitemas em PHP, ideal para iniciantes na linguagem.

Use as classes e funções base do PHP

Se você está tentando fazer algo que parece bastante comum, as chances são, que já existe uma função em PHP ou uma classe que você pode aproveitar – e fazer sua equipe economizar muito tempo!

Por isso, é sempre importante ficar atento às documentações oficiais da linguagem. Apenas a título de exemplo: é quando precisamos remover espaços em branco para adicionar no banco dados, ao invés de codificar do zero uma função que analise todos caracteres de uma string, você pode utilizar a função trim(), que realiza este trabalho.

É importante também investir em um bom treinamento em PHP, para tirar todas as vantagens da linguagem. Um bom treinamento que indicamos é o curso PHP do Zero ao Profissional que pode auxiliar a se profissionalizar na linguagem.

Crie um arquivo de configuração para seus sistemas

Em vez de deixar as configurações de sistema em diversas partes do código, convenhamos, não é o legível e de longe, não é o mais recomendado.

Neste caso, é melhor criar um arquivo para armazenar as configurações básicas de sistema, em seguida, incluí-lo em seus módulos.

Se você precisar alterar as configurações mais tarde, ou se outro desenvolvedor precisar alterar, é muito mais fácil ter um arquivo único com todas as configurações.

Usando um arquivo de configuração é uma forma padronizada de reunir configurações, e apresenta  mais facilidade de manutenção.

Deixe sempre disponível relatórios de log

Já reparou que, quando temos um erro em produção, fica muito mais difícil de descobrir a causa da falha? Principalmente porque temos a pressão dos clientes na resolução do problema. Muitas vezes, o desenvolvedor tem acesso restrito ao ambiente de produção, o que dificulta muito a resolução do erro.

Para analisar erros em tempo de execução, por exemplo, ter um log pode ajudar a identificar rapidamente onde os erros são originados. Desta forma, a correção do erro fica mais fácil quando bem utilizado.

Você pode definir quando o log ficará ativo também em arquivos de configuração, ou criar níveis de registro em arquivos de log, para não sobrecarregar a aplicação.

Conclusão

O PHP é uma das mais populares e amplamente utilizado por desenvolvedores. Como programador, é possível desenvolver praticamente qualquer tipo de sistema, e a linguagem PHP é uma das mais poderosas no desenvolvimento Web.

A melhor parte de trabalhar com PHP é que a facilidade que desenvolvedores encontram nas documentações oficiais, e também em milhares de conteúdos gratuitos compartilhado em diversos fóruns na internet.

Read More

5 dicas para você melhorar seu desempenho e aumentar sua produtividade trabalhando por conta própria.


Entre tantas mudanças que a tecnologia trouxe para o universo profissional, certamente a flexibilidade de trabalhar remotamente é uma que mais se destaca entre elas.

Tem se tornado cada vez mais comum profissionais que trabalham em agência de marketing digital cumprirem jornadas nos chamados ‘home office’.  Mas a possibilidade não se restringe apenas ao mercado relacionado ao marketing; alguns ramos de negócios mais flexíveis também têm permitido que profissionais trabalhem de casa, utilizando dos artifícios oferecidos pela mobilidade da era digital.

Mais que uma tendência de mercado, trabalhar em casa já tem se tornado uma realidade na vida de muitas pessoas. Porém, com as vantagens da flexibilização de horários, vem também o ônus de ter que se organizar pessoalmente para que a produtividade mantenha-se a mesma.

Pensando nisso, separamos uma lista com 5 dicas para que você, profissional adepto ao home office, consiga aumentar seu nível de produtividade e rendimento mesmo em meio aos horários mais flexíveis:

  • Crie um ambiente específico para o trabalho

Se trabalhar em casa te traz a vantagem de ficar confortável o dia todo, com um computador no colo em qualquer lugar que seja, saiba que a falta de um ambiente específico para desenvolver o seu trabalho pode ser muito prejudicial para o seu rendimento.

Por isso, escolha um ambiente da casa para ser o seu local de trabalho, de preferência que te ponha em privacidade. Isso te ajudará a manter o foco no trabalho no momento em que ele estiver sendo desenvolvido, sem que você se distraia com o lançamento da nova temporada do Netflix tendo várias pendências para serem entregues.

Produtividade em casa

  • Estabeleça uma rotina

Muitas pessoas sentem dificuldade em, no princípio, conciliar as atividades do dia a dia com as do trabalho. Por isso, estabeleça uma rotina, determinando um tempo para iniciar e concluir suas atividades referentes ao trabalho. Ainda que trabalhar em casa lhe permita horários mais flexíveis, criar uma rotina ajuda a educar o cérebro para entender quais são os momentos ideais para cada atividade a ser desenvolvida ao longo do seu dia.

  • Planeje-se conforme sua produtividade

Aqui é muito importante que você considere seus horários de trabalho de acordo com a sua produtividade. Tudo bem se você preferir trabalhar no período da noite, se de manhã é um período em que você não rende tão bem assim. O importante é que a rotina seja estabelecida – e cumprida!

  • Crie metas diárias

Entenda que, quando se trabalha em casa, você é o único responsável por suas entregas e resultados. Por isso, trabalhe de forma organizada, estabelecendo pequenas metas diárias que precisam ser cumpridas. Definir o que é prioridade para o dia e colocar aquilo como uma meta, vai te ajudar a alcançar um nível de produtividade muito maior do que se você deixar todas as pendências a serem cumpridas.

  • É preciso saber parar

Embora algumas pessoas se dispersem facilmente e, por isso, não conseguem manter o nível de produtividade trabalhando em casa, outras simplesmente perdem a noção do tempo e acabam trabalhando muito mais do que devem, fazendo do trabalho uma constante do levantar ao dormir.

Considerar todos os pontos elencados acima vai te conduzir a entender que saber a hora de começar e a hora de parar de trabalhar é igualmente importante.  O descanso também é necessário para que a sua produtividade aumente dia após dia.

Trabalhar em casa requer organização e mudanças de hábito que vão sendo adaptadas com o passar do tempo. Embora existam inúmeras vantagens, para manter sua produtividade alta, é importante considerar que na sua própria casa o seu chefe é você e, portanto, é preciso estar sempre atento às entregas e responsabilidades que só dependem do seu esforço.

Read More
5 dicas para ser mais produtivo

5 dicas para ser mais produtivo


Posted By on abr 5, 2018

 Ninguém nasce produtivo, todos que hoje são produtivos se reeducaram, se colocaram a prova de alguns obstáculos e superaram todos. Você quer ser mais produtivo? E não estou falando em um contexto específico, estou falando em todos os contextos.

Talvez você queira ser mais produtivo no seu trabalho, ou talvez queira ser produtivo nos estudos, mas independente do real objetivo, é bem simples, basta seguir esses passos, e fique tranquilo, não é nenhuma fórmula mágica. Vamos lá:

dicas para ser mais produtivo

Planejamento

O planejamento é o primeiro e mais fundamental passo quando o assunto é ser produtivo. Entenda que para ser produtivo você precisa ter um bom planejamento.

Em seu planejamento precisam estar os próximos passos que você vai dar no curto, médio e longo prazo de modo que seja algo bem claro e visível.

Ser planejado é quase sinônimo de ser produtivo, por isso desenvolva um bom planejamento. E como dica para fazer esse planejamento eu diria para ser bem especifico em relação a horários principalmente.

 

Definir Metas

Essa é uma etapa que deve entrar no seu planejamento, as suas metas, pois elas vão ser fundamentais, elas serão os pontos que vão ligar o que você possui hoje, com o que deseja no longo prazo.

As metas são ótimas para tornar seu caminho mais claro, por isso defina metas, se possível defina metas diárias, ou mesmo semanais.

A grande sacada dessa dica é ficar acompanhando o seu progresso, aliás, nada vai adiantar definir metas se você não souber se está conseguindo completar todas elas e ser realmente efetivo.

Por isso, tenha um controle próprio e veja o quanto está crescendo a cada dia e o quanto está melhorando.

 

Ação e Intenção iguais

Não vai adiantar estar totalmente planejado, possui conhecimento, ser focado e também ter disciplina se você não faz o que realmente quer, entenda que para ser produtivo sua ação precisa ser igual sua intenção.

E para entendermos, vamos dar um exemplo: imagine que você queira ser mais produtivo, quer tornar mais rápido o processo de emagrecimento, (essa é sua intenção) mas você não para de comer, come tudo o que vê pela frente. Mesmo que perca 10 Kg não vai adiantar, pois está ganhando outros 10 Kg.

Entenda que você precisa muito mais do que apenas querer ser produtivo, essa precisa ser uma intenção intrínseca dentro de você.

 

Foco e Disciplina

São duas virtudes que você vai precisar adquirir, e veja que eu não disse “vai precisar ter” mas disse “adquirir.

Entenda que o foco e a disciplina ninguém tem, mas todos os que possuem se preparam para isso, quiseram adquirir essas virtudes e por isso as possuem.

Vai precisar ter disciplina para cumprir seus horários, e foco para fazer bem efeito aquilo que está fazendo naquele momento, saiba que no processo produtivo o foco e a disciplina caminham constantemente juntos.

Por fim, seu corpo se assemelha a um bebê mimado e não gosta de nada que leve ele ao esforço, perfeito seria se você ficasse apenas deitado. Mas você precisa educar seu corpo e nada melhor do que tendo foco e disciplina.

 

Entender o Processo

Você precisa entender um pouquinho pelo menos, do que você está tentando fazer. E para deixar esse passo mais simples, vou exemplificar:

Imagine que você queira ser mais produtivo para dobrar roupas, mas você não sabe dobrar roupas, então como vai fazer? Primeiro, vai aprender a dobrar roupas, entender todos os passos e depois estudar uma forma de tornar isso mais produtivo, e então, começar a empregar seu planejamento, seu foco, sua disciplina tudo isso aliado ao seu conhecimento e à uma intenção única.

Não queira pular etapas do processo, se fizer isso, poderá acabar atrasando mais ao invés de tornar-se mais produtivo.

Mais dicas para ser produtivo trabalhando em casa

 

Read More
3 passos para ter sucesso

3 passos para ter sucesso


Posted By on jan 10, 2018

Títulos como esses já estão se tornado clichê, “como ter sucesso na internet”; “três passos para o sucesso”; “A grande sacada que você ainda não percebeu” … Enfim, são tantos títulos assim.

Aposto que já se cansou de ler matérias e ver vídeos com esses títulos e ainda não saiu do lugar, e tudo isso tem um motivo. Não é porque o que você leu é mentira, mas sim, porque você está pulando alguns degraus dessa escada.

Não sei seu nome, não lhe conheço, mas eu tenho certeza que o seu problema é igual ao de muitos que estão na corrida pelo sucesso, mas fique tranquilo, isso vai acabar hoje.

Não quero apresentar uma fórmula mágica, nem mesmo te convencer que eu sei o que é certo a se fazer, mas quero que você descubra por conta própria. Não existe apenas um caminho para estrada do sucesso, existem vários, e sabe porquê?

Porque cada um dos que chegam lá, constroem seu próprio caminho, por isso, pare de tentar se encontrar em caminhos já trilhados, comece a buscar o seu caminho. E não estou falando para deixar seu mentor, estou dizendo pensar em cada passo que você está dando.

Entenda que você é quem precisa ter ciência de todo o processo, estar por dentro de tudo. E se você deseja ter sucesso, você vai precisar:

como melhorar seu rendimento

 

Se Encontrar

Você realmente sabe quem você é? Sabe o que você quer? E talvez até diga que quer “ter sucesso”, mas eu lhe pergunto: o que pretende fazer para alcançar o sucesso?

Todos estão passíveis a tudo no mundo em que vivemos, mas nem todos conseguem o que desejam porque não se encontram, porque não sabem o que precisam fazer para chegar onde realmente desejam.

Por fim, encontre o modelo de negócio ideal para você, encontre o nicho que é ideal para você e só então comece a caminhar em busca do sucesso, aliás, nada vai adiantar você percorrer o melhor caminho, se nem mesmo tem ideia para onde você quer ir.

 

Coragem

Após entender o que falamos acima o que mais vai precisar é de coragem, coragem para iniciar, coragem para continuar, e muita coragem para fazer tudo que vai ser necessário.

Se deseja ter sucesso, você precisa ter coragem, entenda que muitos vão querer te derrubar de diversas formas, você precisa ter coragem, e não para bater de frente, mas sim para acreditar em você, em seus princípios.

Lembra que você já se encontrou? Já sabe o que você realmente quer, e já definiu tudo isso, então, chegou a hora de acreditar em sua reflexão, e fique tranquilo, o máximo que pode acontecer é não dar certo.

Como trabalhar na internet

Melhorar a Cada Dia

Todo processo precisa de melhora, e todos que querem alcançar o sucesso precisam melhorar sempre, sempre estar em uma contínua mudança, em uma contínua melhora.

Entenda que a melhora não vêm do dia para noite, não vêm em um passe de mágica, mas vêm após um grande esforço e algumas renúncias que você vai precisar.

Não queira dar um passo muito maior do que você pode, saiba que não precisa dobrar sua capacidade a cada dia, mas precisa de uma pitada de melhora todos os dias, prefira melhorar um pouquinho a cada dia.

E quando falamos de melhorar estamos nos referindo a tudo, mas principalmente você, o seu eu, porque é ele quem vai definir o seu sucesso ou o seu fracasso.

Busque todo conhecimento que for necessário para sempre estar atualizado e melhorando, nunca pare de correr atrás do que você realmente acredita. E o mais importante, jamais se permita parar de melhorar.

 

 

Read More
Como ser Mais Produtivo

Como ser Mais Produtivo


Posted By on set 20, 2017

Como ser mais produtivo – 4 estratégias

Independente da atividade que você faz, a produtividade é um fator fundamental. Caso estude, precisa desenvolver um método para estudar de uma forma produtiva, da mesma forma que autônomos, ou melhor, empreendedores digitais, precisam desenvolver métodos para aumentar sua produtividade e consequentemente alavancar seus lucros. Aliás, você é quem defini seus ganhos.

Como ser mais produtivo? Suba um degrau a cada dia.

Primeiramente, é importante dizer que ser produtivo não é trabalhar mais do que já trabalhamos. Para aumentar a produtividade de uma fábrica, não necessariamente deve fazer com que os funcionários façam horas extras, as horas extras podem ser prejudiciais, por causa do cansaço e tantos outros fatores, com empreendedores digitais, acontece da mesma forma. Não somos máquinas para trabalhar todos os dias 15 horas. Claro, que alguns dias exigem mais esforço que outros.

Temos que entender que o aumento na produtividade é devido a união de alguns fatores, como:

Planejamento

Uma pessoa planejada produz muito mais, isso é fato. Se ao acordar você já tem seu dia inteiro pensado, todas as suas responsabilidades divididas por horário e, claro, seu tempo de lazer definido, sem dúvida seu dia vai ser muito proveitoso, com isso, vai conseguir cumprir toda sua demanda, e tornar seus dias mais rentáveis.

Comece com pouco, faça um horário para meio dia de serviço e cumpra ele, quando se acostumar com este horário, acrescente mais e mais tarefas, até cumprir toda a demanda. Coloque no horário tempo para descansar e comer, é de fundamental importância o descanso, para um aumento na produtividade.

O planejamento é realmente a chave, a chave que abre a porta do sucesso. Mas veja bem, não adianta ter a chave e não fazer bom proveito. Se planejar é ótimo, porém, tão importante quando o planejamento, é ter disciplina para cumprir à risca as tarefas elencadas.

entenda como ser mais produtivo

Disciplina

Nosso corpo é um grande neném chorão e birrento. Não quer fazer nada, claro que é mais cômodo para seu corpo dormir ao invés de trabalhar, e sem dúvida é melhor ficar deitando ao invés de levantar para estudar e se qualificar.

Disciplina se aprende, e você precisa ter disciplina. Ter disciplina de dizer não ao sono, de dizer que vai ficar até mais tarde trabalhando, disciplina de cumprir seus horários, disciplina de gastos, disciplina em relação ao tempo de lazer, etc.

Ter disciplina é fundamental no processo de produtividade, construa grandes resultado com o planejamento e a disciplina, mas não se esqueça, você precisa entender o processo.

 Entender o processo

Antes de desenvolver métodos, é necessário estudar a causa. Entender o método do projeto no qual trabalha, bem como, entender em como o projeto pode ser dividido é de essencial importância, visto que, entendo o processo, podemos otimiza-lo, tornando-o mais produtivo e aumentando a receita.

Execução

Muitos são ótimos em planejamento, entendem muito bem o processo e tem disciplina, porém, não possuem iniciativa, não tem coragem para dar o primeiro passo. Não vai adiantar ter um horário otimizado para seu perfil, ter disciplina e entender todo o processo, se não tirarmos estas informações do papel.

Além de termos o conhecimento de todos os tópicos supracitados, devemos colocar em ação novos métodos e levar para prática, sempre visando o aumento da produtividade.

Alavanque seus ganhos!

Chega de trabalhar por salários fixos, chega de ser o melhor e mais produtivo salário da companhia e receber o mesmo salário de todos. Trabalhe para você, seja planejado, adquira disciplina, entenda todo o processo do seu trabalho, e execute da melhor forma, fazendo com que seus ganhos aumentem a cada dia.

Concluímos dizendo que a produtividade é um fator essencial para quem quer trabalhar na internet, visto que, quanto mais se produz conteúdo, maior vai ser a receita do empreendedor digital. Ocupar-se não é produzir mais, muitos pensam porque fazem várias coisas estão sendo mais produtivos, a produtividade busca a efetividade, a produtividade é objetiva, é direta. Ser produtivo significa fazer menos, e ter um resultado muito maior. Lembre-se, menos é mais quando o assunto é ser produtivo.

Referência: https://pt.wikipedia.org/wiki/Produtividade

Vídeo: Como ser Mais Produtivo

Read More