Como ser um melhor desenvolvedor PHP

Posted By Pedro on ago 13, 2018 | 0 comments


O PHP é, provavelmente, a mais popular linguagem de desenvolvimento Web do momento. Estima-se que aproximadamente 20 milhões de websites usam a linguagem PHP, seja em sistemas ou em sites institucionais.

PHP é a linguagem utilizada em grandes portais como a Wikipédia, Facebook, bem como em alguns dos maiores projetos open source como o WordPress e Drupal.

As vantagens de ser um desenvolvedor PHP são amplas: a principal delas é a oportunidade crescente de vagas para programadores no mercado. Além disso, desenvolvedores tem mais flexibilidade para utilizar frameworks que auxiliam na criação dos mais variados tipos de sistema.

Neste artigo, vou compartilhar algumas dicas que irão melhorar seus sitemas em PHP, ideal para iniciantes na linguagem.

Use as classes e funções base do PHP

Se você está tentando fazer algo que parece bastante comum, as chances são, que já existe uma função em PHP ou uma classe que você pode aproveitar – e fazer sua equipe economizar muito tempo!

Por isso, é sempre importante ficar atento às documentações oficiais da linguagem. Apenas a título de exemplo: é quando precisamos remover espaços em branco para adicionar no banco dados, ao invés de codificar do zero uma função que analise todos caracteres de uma string, você pode utilizar a função trim(), que realiza este trabalho.

É importante também investir em um bom treinamento em PHP, para tirar todas as vantagens da linguagem. Um bom treinamento que indicamos é o curso PHP do Zero ao Profissional que pode auxiliar a se profissionalizar na linguagem.

Crie um arquivo de configuração para seus sistemas

Em vez de deixar as configurações de sistema em diversas partes do código, convenhamos, não é o legível e de longe, não é o mais recomendado.

Neste caso, é melhor criar um arquivo para armazenar as configurações básicas de sistema, em seguida, incluí-lo em seus módulos.

Se você precisar alterar as configurações mais tarde, ou se outro desenvolvedor precisar alterar, é muito mais fácil ter um arquivo único com todas as configurações.

Usando um arquivo de configuração é uma forma padronizada de reunir configurações, e apresenta  mais facilidade de manutenção.

Deixe sempre disponível relatórios de log

Já reparou que, quando temos um erro em produção, fica muito mais difícil de descobrir a causa da falha? Principalmente porque temos a pressão dos clientes na resolução do problema. Muitas vezes, o desenvolvedor tem acesso restrito ao ambiente de produção, o que dificulta muito a resolução do erro.

Para analisar erros em tempo de execução, por exemplo, ter um log pode ajudar a identificar rapidamente onde os erros são originados. Desta forma, a correção do erro fica mais fácil quando bem utilizado.

Você pode definir quando o log ficará ativo também em arquivos de configuração, ou criar níveis de registro em arquivos de log, para não sobrecarregar a aplicação.

Conclusão

O PHP é uma das mais populares e amplamente utilizado por desenvolvedores. Como programador, é possível desenvolver praticamente qualquer tipo de sistema, e a linguagem PHP é uma das mais poderosas no desenvolvimento Web.

A melhor parte de trabalhar com PHP é que a facilidade que desenvolvedores encontram nas documentações oficiais, e também em milhares de conteúdos gratuitos compartilhado em diversos fóruns na internet.

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *